quinta-feira, 17 de março de 2011

Edições Nephelibata

A Edições Nephelibata, capitaneada por Camilo Prado, é uma editora independente localizada em São Pedro de Alcântara, SC, com um catálogo seleto que inclui autores como Lovecraft, Georges Rodenbach, Villiers de L’Isle-Adam, Ian Curtis, Michel Foucault, Konstantinos Kaváfis, Junqueira Freire, Fagundes Varela, dentre outros. Os livros são costurados à mão e cuidadosamente acabados. Abaixo, o editorial-manifesto divulgado na página da editora.

"EDITORIAL

A arte de modo geral tornou-se mero produto de ávido consumo burguês; nas três grandes artes, na música, na pintura e na literatura, tudo virou “produto”, como já se acusara outrora, há mais de um século. Hoje, um músico quando apresenta um novo disco, chama-o de seu último “trabalho”, enquanto o empresário da gravadora considera-o “um novo produto”; nas artes plásticas não é diferente, os curadores se transformaram em figuras às vezes até mais importantes do que o artista e sua obra, pois é o curador aquele que engrandece ou empobrece uma obra e conseqüentemente um artista, cair nas graças de um curador é cair nas graças do mercado e da fama, é, em suma, tornar-se um “artista”. Na literatura, onde o livro, muito mais do que um quadro ou um disco, é um artefato que necessita de reprodução — a própria natureza material do livro requer que seja “reproduzido” —, a figura do editor mesclou-se completamente com grandes corporações, às vezes internacionais, chamadas “editoras”. Essas empresas editoriais são produtoras de livros e seus produtos direcionados para um “mercado consumidor”.

No entanto, há uma perceptível diferença entre um disco, uma pintura e um livro que contenham arte e aqueles que são reproduzidos aos milhares para o mercado consumidor, ou seja, há uma diferença entre uma obra de arte e um livro, um disco ou um quadro. Pois se toda arte pode ser apresentada em forma de artefato [disco, livro ou quadro], nem por isso todo artefato [disco, livro ou quadro] é uma obra de arte. Pode-se mesmo dizer que raros são os artefatos musicais, livrescos ou pictóricos que contenham arte; todos são artefatos, mas nem todos artísticos.

A Edições Nephelibata, seguindo o temperamento dos poetas simbolistas do século XIX e o espírito punk do “faça você mesmo”, se insere entre as "independentes", editando livros em pequenas tiragens, destinados a um seleto número de leitores, insistindo em alguns títulos estranhos de autores obscuros por raro gosto estético e, sobretudo, por ter nascido, e permanecido, à margem.

A NEPHELIBATA é uma entidade nômade, centralizada na figura de seu editor, Camilo Prado. Atualmente suas OFICINAS GRÁFICAS encontram-se em São Pedro de Alcântara, SC, Brasil; seus componentes, no entanto, estão espalhados pelo mundo.

Fuck  International Standard Book of Number !"


Nenhum comentário:

Postar um comentário